Lançamento do livro “O terceiro tempo do trauma: Freud Ferenczi e o desenho de um conceito” de Eugênio Canesin Dal Molin

No próximo dia 30 de novembro será o lançamento do livro “O Terceiro Tempo do Trauma: Freud, Ferenczi e o desenho de um conceito”, de Eugênio Canesin Dal Molin, na Livraria da Vila, Alameda Lorena, 1731, 18:30-21:30.

Segundo Renata Cromberg escreve na contracapa, “O leitor deste livro acompanhará degrau a degrau com fascínio e suspense o entrecruzamento de múltiplas histórias/estórias formando o desenho complexo do conceito de trauma psíquico no campo da psicanálise. Nada mais atual nesta era de catástrofes sociais que deixam restos traumáticos cotidianos que vivemos desde a Primeira Grande Guerra (1914-1918). É nela que o autor situa o cenário do diálogo inventivo entre Freud e Ferenczi sobre as neuroses dos soldados traumatizados. Ele deu origem à compreensão da repetição traumática que busca expressão do irrepresentável do Horror. Exímio escritor e contador de histórias, além de pesquisador rigoroso, o autor circula de maneira criativa e erudita pela clínica psicanalítica, pelas narrativas históricas e literárias e pela história dos conceitos. É a escuta atenta e paciente, o instrumento psicanalítico, que permite a aglutinação de fragmentos dispersos nos três tempos psíquicos do trauma, como propõe o autor: tempo do choque, tempo da ressignificação e tempo de resposta do ambiente ao choque. A escuta acolhedora testemunha as agonias mortíferas da repetição que traz as várias faces do trauma, na esperança de que surja, através da fala, alguma abertura para a renovação e o renascimento, a cada dia, com o nascer do sol.”